Bolo trufado de abacaxi - O FAMOSO









Esta receita já está amplamente divulgada na internet, em varias comunidades do orkut, em varios blogs de muitas pessoas, que fizeram e aprovaram a minha receita.
Muitas (a maioria), dão os devidos créditos, algumas não.


Mas eu quero agradecer à todas as pessoas que fizeram e que me deram um voto de confiança. Tenho retorno de toda parte do MUNDO, elogiando por eu ter divulgado esta receita, e ter dado muitas dic as valiosas em varias comunidades.
Muitas amigas estão ganhando seu dindin graças à esta receita.
E agradeço muito pelo carinho que sempre recebo do todas.
Um beijo enorme no coração de cada uma de voces.


Ingredientes

Massa:
6 ovos grandes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo com fermento
(se não tiver farinha com fermento, utilize a farinha de trigo normal e acrescente 1 colher (sopa) de fermento em pó (eu uso da marca Royal)
2 xícaras (chá) de açúcar
200 ml de água
100 ml de óleo

Modo de preparo da massa:

Bata as claras em neve bem firmes, acrescente as gemas sem parar de bater e em seguida, adicione o açúcar, até ficar bem fofo.
Ferva juntos a água e o óleo. Despeje a água e óleo FERVENTES no creme acima, misture e desligue a batedeira.
Despeje tudo numa vasilha grande e acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo com o fouet (se usar farinha sem fermento, acrescente o fermento por último).

Recheio:

1 abacaxi grande, picado bem miúdo, cozido sem água e com 1 xícara de açúcar. Cozinhar em fogo lento até apurar bem, mais ou menos, de 15 a 20minutos. Reserve para esfriar.

1 kg de chocolate branco nobre de boa qualidade (não pode ser fracionado e nem hidrogenado)
2 latas de creme de leite sem o soro
2 colheres (sopa) de conhaque
1 colher (sobremesa) de essência de abacaxi

Derreta o chocolate em banho-maria, acrescente o creme de leite, o conhaque, a essência e o abacaxi que estava reservado (com o caldinho).
Deixe na geladeira de 2 a 3 horas, para a trufa pegar consistência, antes de utilizar.

Calda para molhar o bolo:

1 litro de água
Metade das cascas do abacaxi
1 xícara (chá) de açúcar
Cravos - uns 4
Leve ao fogo e deixe ferver, em fogo baixo, por uns 20 minutos. Espere esfriar bem para molhar o bolo.
Montagem e decoração:

- Divida o bolo em duas ou três partes:
Uma parte da massa do bolo assada;
Molhe com a calda
Coloque o recheio
A outra parte do bolo
Molhe novamente com a calda
Cubra com Chantilly ou outra cobertura a seu gosto
Decore com raspas de chocolate branco...muitas raspas ou decore a seu gosto.
.

minhas dicas:

- Eu monto o bolo na própria fôrma que assei.
Retire a massa já assada, forre a forma com papel alumínio:
coloque uma parte da massa assada na fôrma forrada, molhe-a com a calda, coloque a outra parte da massa, molhe novamente, tampe muito bem e deixe na geladeira de um dia para o outro, aí então vire-o no prato que irá servir.
O bolo fica bem mais molhado, retinho e mais fácil para decorá-lo

- Essa receita cabe numa fôrma retangular de 35X25X7 cm de altura, ou numa redonda de 32 cm de diâmetro X 7 de altura. O recheio dá uns 2 dedos de altura, fica um bolo bem alto. Aconselho à fazer com abacaxi fruta, do jeitinho que está na receita, até porque, vai precisar das cascas para a calda. Com o abacaxi em lata não vai ficar igual.

- Para fazer um bolo de chocolate com a receita da massa acima, é só acrescentar 1 xícara (chá) de chocolate em pó, junto com a farinha de trigo.



.
.
.
.
.
Com massa de chocolate:
.
.
Uma fatia pra voces:
.
.
Estes estão na geladeira aguardando o cliente vir buscá-los (29/11)
Aniversário do Exmo Sr. Dr. Juiz do Fórum da minha cidade, São Paulino roxo rsrs, espero que todos gostem. Recheio trufado de abacaxi claro, bolo TOP para cliente VIP rsrs
.
.
Foram dois bolos, para que coubesse na geladeira, está muito quente, e eu não quis arriscar.
.

Categories:

7 Responses so far.

  1. Edwig says:

    Esse eu já fiz (não tirei foto pois não sou muito talentosa na decoração!!) e é realmenente uma delícia!!!
    Cyn,nós que agradecemos tu ter dividido este receita com todas!!

  2. Cynthia
    Obrigada pela forma carinhosa que nos dispensa! Já fiz seu bolo várias vezes, e apesar de minha pequena participação na comunidade, já até postei uma foto de um bolo que fiz com sua receita.
    Abraços e sucesso sempre.

  3. Este eu tb ja fiz e foi o melhor bolo que ja comi,a Cyn realmnente e muito boa mesmo em compartilhar suas receitas obrigado.

  4. Cyn,sou a Leandra,q esta em seu orkut,aqui do Japão,vou fazer esse bolo no aniversario de 1 aninho do meu filho,vai ser um sucesso,obrigada sempre por vc dividir suas preciosas receitas!!

  5. Cyn eu fiz esse bolo no aniversario de um aninho do meu filho aqui no Japão,como disse que ia fazer,resultado? SUCESSO total amiga, no final todos pedindo receita dessa maravilha de massa,que Deus lhê de em dobro todo esse amor em dividir conosco seus conhecimentos,beijos carinhosos!!

  6. MAR says:

    faz tempo que vejo essa receita sua mas hj vou testa eu ja faço bolos aqui no japao, mas com otempo vou enjoado das massa sempre troco de massa. bjs deus ti abençoi

  7. Ual, fiquei tão feliz quando recebi sua mensagem. Agradeço pela gentileza de inserir o meu blog entre os seus, estou caminhando lentamente na arte de cozinhar e todos os meu bolos é feito com sua receita do bolo trufado.Beijos

Leave a Reply